sábado, 6 de agosto de 2011

Mecânica Básica - Funcionamento do Motor



Olá pessoal!

Nossa aula de MECÂNICA BÁSICA será passada por aqui, da mesma forma como a faria em sala de aula, ok? Acompanhem pela apostila e façam os devidos destaques que são as dicas tão passadas em sala pra vocês. Quaisquer que sejam as dúvidas, deixem-nas aqui nos comentários, que terei imenso prazer em responder a cada uma da melhor forma possível. Lembrando sim, de que o MANUAL DO PROPRIETÁRIO, é de grande utilização, por isso o devemos ter sempre em mãos.

Pra começar, podemos dizer que ter um carro não é mais luxo, e sim uma necessidade. Precisamos nos locomover para se ir a diversos lugares, de forma rápida e segura. Ter noções básicas de Mecânica, é muito importante. Antes de sair com o carro, devemos checar os ÍTENS DE SEGURANÇA, tais como: Direção, Luzes, Buzina, Limpador de Pára-Brisa, Suspensão, Pneus e Freios; pois interferem diretamente na segurança, podendo levar a um acidente.

Para o carro se mover, ele precisa de COMBUSTÍVEL Vamos falar aqui o que acontece a partir do momento em que giramos a chave no contato, para que o motor do carro entre em funcionamento. Para isso, ele precisa de uma mistura: AR e COMBUSTÍVEL, que deve ser enviado em FORMA DE MISTURA DOSADA, por um SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO que pode ser: CARBURADOR OU INJEÇÃO ELETRÔNICA. A diferença entre esses, é que o CARBURADOR - (carros antigos), a regulagem dessa mistura AR e COMBUSTÌVEL é feita manualmente, atráves de uma VÁLVULA chamada AGULHA, ao passo que a INJEÇÃO ELETRÔNICA - (carros modernos), dispensa essa regulagem manual, pois tudo é feito pelo módulo eletrônico, através de SENSORES.

Quase todos os automóveis são dotados de um motor de COMBUSTÃO INTERNA, que é uma máquina termo-dinâmica na qual a mistura AR e COMBUSTÍVEL é inflamada e queimada. Essa energia química utilizada pelos motores, transforma-se em calor pela combustão, o qual é convertido em trabalho mecânico.

* A grande maioria dos motores funcionam a 4 TEMPOS, que são os sistemas básicos para que um motor a combustão interna funcione:

1- ADMISSÃO: É admitido no interior dos cilindros, esta mistura dosada de AR e Combustível
2- COMPRESSÃO: Esta mistura dosada é então comprimida
3- EXPLOSÃO / COMBUSTÃO: É quando ocorre uma centelha elétrica - (faísca), produzida pela vela de ignicção
4- EXAUSTÃO / ESCAPE: Por onde sairá os gases  resultantes dessa queima da mistura ar e combustível
Isso acontece no momento em que giramos a chave no contato, para que o motor depois entre em funcionamento. Causa o movimento inicial, o que chamamos de MOTOR DE PARTIDA, ou MOTOR DE ARRANQUE.
Desde então, os ciclos serão repetidos seguidamente, cada qual no seu tempo, enquanto o motor estiver funcionando.

* Um motor de combustão possui peças principais, fixas e móveis que são: BLOCO, CABEÇOTE, ÁRVORE de MANIVELA, e CÁRTER 
* Para que os cilindros possam realizar o ciclo de funcionamento, com um tempo de cada vez, necessitam: das válvulas de: ADMISSÃO (permite a entrada da mistura ar/combustível) e ESCAPE (deixa sair os gases resultantes dessa queima).
* Os gases gerados pelo motor são eliminados pelo ESCAPAMENTO.
* Existe o SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO que tem a função de reduzir o atrito entre as peças em movimento no motor.

Dicas: 

* Função de uma BOMBA, é fazer CIRCULAR DE NOVO.
Ex.:Bomba d'água, bomba de óleo, ...
* Função de um FILTRO, é RETER AS IMPUREZAS.
Ex.: Filtro de óleo, filtro d'água, filtro do ar, filtro de combustível, ...


3 comentários: