domingo, 7 de agosto de 2011

Direção Defensiva - Cinto de Segurança

Cinto de Segurança

Ele não é opcional. Faz parte das condições de segurança do carro, assim como os freios. Você andaria num carro que estivesse sem freios? Claro que não!

Em caso de colisão, o cinto de segurança aumenta em 50% a proteção dos passageiros.
Se o carro estiver a 20 km por hora e colidir, a sua cabeça será projetada a cerca de 20 km por hora contra o pára-brisa. É o suficiente para provocar a perfuração do globo ocular. Portanto, o uso do cinto de segurança é necessário mesmo em baixa velocidade.
Imagine, agora, o que pode acontecer a 50, 80 ou 100 km por hora.


Cuidados especiais
Crianças devem viajar sempre no banco traseiro. As pequenas devem ser transportadas em cadeirinhas apropriadas. A partir dos sete anos, as crianças podem usar cinto de segurança do banco traseiro.
Gestantes devem usar o cinto, atado de maneira segura e confortável; nem apertado nem frouxo demais.
Qualquer passageiro que viaje no banco traseiro deve obrigatoriamente usar o cinto. Caso contrário, se houver colisão, ele será jogado sobre os passageiros da frente, agravando o acidente.
A folga entre cinto e o corpo deve ser no máximo de 5 cm (ou o equivalente ao seu punho).
Nunca passe o cinto por debaixo do braço.
Pela lei, em caso de acidente, você é responsável pelas pessoas que transporta em seu carro. Use o cinto e exija que todos no seu carro também o façam.

Cinto – Por quê usar?
As desculpas de quem não quer usar:
"Posso ficar preso em caso de incêndio"
- Soltar o cinto é tão fácil quanto abrir a porta do veículo. Sem ele você corre um risco muito maior de desmaiar, ficando sem nenhuma condição de se defender.
"Posso sair ileso se for jogado para fora do carro"
- Quem é jogado para fora tem 25 vezes mais possibilidades de morrer do que se estiver seguro pelo cinto.
"Em caso de acidente, o cinto dificulta a retirada do acidentado"
- Neste caso, o que dificulta são as ferragens retorcidas. O fecho do cinto é liberado com a máxima facilidade.
"Minha força física é suficiente para me manter ao volante sem precisar do cinto"
- Numa colisão a 20 km por hora, somos atirados contra o volante e o pára-brisa com uma força que equivale a seis vezes o peso do nosso corpo. Imagine em velocidades maiores.
"O uso do cinto só é importante na estrada"
- Oitenta por cento dos acidentes com danos graves acontecem em áreas urbanas, em velocidades inferiores a 60 km por hora.
"Não uso o cinto porque acho que ele não me protege"
- O cinto tem demonstrado sua eficiência até mesmo em velocidades superiores a 140 km por hora. Além disso, quem lhe garante que ele não salvará sua vida em caso de acidente?
"Nunca me aconteceu nada. Por isso não preciso usar o cinto"
- Quatro entre cinco motoristas brasileiros acidentados nunca tinham passado por este problema. O acidente é sempre um imprevisto.
"O cinto incomoda e limita meus movimentos"
- O cinco corretamente ajustado oferece muito mais conforto e estabilidade nas curvas, buracos e derrapagens. Regule o cinto de modo que você se sinta bem dentro do veículo.
"O cinto suja a minha roupa"
- A falta de uso pode ter facilitado o acúmulo de pó nos cintos do seu veículo. É fácil lavá-los e mantê-los limpos.
"Não quero parecer diferente dos outros usando o cinto"
- É melhor ser diferente protegendo sua vida, do que correr o risco de morte ou lesões. Nos países desenvolvidos, as pessoas estranham é quando vêem alguém transitando sem o cinto.

O Cinto de Segurança salva vidas!


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